Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Horas escuras com Winston


O tema já foi explorado quase que à exaustão na sétima arte. E, tratando-se de uma passagem histórica plenamente conhecida, a missão de O Destino de Uma Nação era ainda mais difícil. Mesmo assim, o longa de Joe Wright consegue deixar sua marca.

Não são apresentadas novidades sobre os bastidores dos primeiros dias de Winston Churchill como Primeiro Ministro Britânico, nem tampouco revelações inéditas sobre sua vida pessoal. Para quem por acaso não conhecia, ou não se lembrava, os desdobramentos do ponto de maior impacto e suspense já haviam sido revelados meses antes no Dunkirk de Christopher Nolan. Restou ao filme, então, se concentrar e se apoiar no brilho de Gary Oldman.


Como um Daniel Day Lewis em Lincoln, Oldman simplesmente é Churchill. Facilmente o público é levado a se esquecer do ator para passar a enxergar apenas o personagem. Transfigurado sob uma maquiagem perfeita, o veterano não se limita a uma imitação de maneirismos e tom vocal, nem se esconde atrás dos tradicionais chapéu e charuto. O que acontece em tela é uma verdadeira imersão na figura histórica. E o roteiro ajuda a humanizar um líder estereotipado pelos seus feitos.

Confinando a maior parte da trama dentro de prédios governamentais, Joe Wright fica sem muito espaço para exercer sua criatividade e não repete o impacto visto em obras anteriores, como no excelente Desejo e Reparação. Mas, as tentativas estão presentes e mesmo carregado em (e por) diálogos, o filme flui em bom ritmo, sem nunca entediar. O que falta é estabelecer um senso maior do que estava em jogo, talvez atrapalhado pelo tom leve, quase humorístico, que perdura em quase toda a produção.

Se a ideia é experenciar a Operação Dínamo, Dunkirk é a melhor escolha. Para quem quer apenas passar alguns dias com Winston Churchill (e testemunhar uma fantástica atuação de Gary Oldman), O Destino de Uma Nação é seu destino.


O Destino de Uma Nação (The Darkest Hour), 2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário