Pesquisar neste blog:

domingo, 18 de setembro de 2016

A politizada (e chata) Era de Aquarius


Faz uma semana que Pequeno Segredo foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e tudo o que se ouve a respeito do filme é como que foi uma grande injustiça ele ter tomado o devido lugar de Aquarius.

Não vi nenhum dos dois filmes (um porque não tive o menor interesse e outro porque, estranhamente - mas não fora das regras da Academia, sequer foi exibido ainda no país), mas proponho algumas reflexões sobre a reação geral das pessoas, que andam criticando fortemente esta escolha. E, embora não seja possível deixar a polêmica política de lado, vou tentar deixar minhas convicções pessoais fora disto.

Aparentemente por ter sido bem recebido em Cannes, entre outros festivais, Aquarius ganhou o status de candidato natural do Brasil na disputa ao Oscar. Mas, o que verdadeiramente levou o filme de Kleber Mendonça Filho às manchetes foi o fato do diretor e elenco, que inclui a renomada Sônia Braga, terem protestado no tapete vermelho de Cannes contra o processo de impeachment da então presidente afastada Dilma Roussef. Daí, o clima de guerra polarizada que tomava conta das discussões políticas do país, migrou também para o mundo do cinema. Com a inclusão de um jornalista abertamente anti-Dilma na comissão julgadora que iria eleger o candidato, os produtores de Aquarius já adotaram uma postura defensiva, moldando uma situação em que se o candidato óbvio não fosse escolhido, estaria configurada uma manobra do governo recém-assumido em retaliação às suas manifestações.


Considerando que praticamente ninguém assistiu a Pequeno Segredo, minha primeira reação foi: como que as pessoas estão condenando o filme, rebaixando-o ao status de não merecedor? Baseado num trailer? Num cartaz? Num "ouvi falar"? Será que ninguém cogita a hipótese de Pequeno Segredo ser realmente melhor que Aquarius?

A divagação se estende: será que ninguém cogita a hipótese de Pequeno Segredo ser melhor para o Oscar que Aquarius? Analisemos os seguintes filmes: O Refúgio; Sono de Inverno; Azul É a Cor Mais Quente; Amor; A Árvore da VidaTio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas; A Fita Branca; Entre os Muros da Escola; 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias; Ventos da Liberdade. Badalados em tantos festivais, estes são os dez últimos vencedores da Palma de Ouro - o prêmio máximo de Cannes. Destes todos, apenas dois - Amor e A Árvore da Vida - tiveram alguma indicação da Academia. O Oscar é o prêmio máximo do cinema, mas, assim como qualquer outro tipo de premiação subjetiva, tem seu estilo e suas predileções peculiares. Afinal, é praticamente todo ano que ele é acusado de "errar" em algumas de suas premiações. Será que Forrest Gump é realmente melhor que Um Sonho de Liberdade? E quanto a Shakespeare Apaixonado ganhar de O Resgate do Soldado Ryan?? Como assim Hitchcock e Kubrick nunca levaram estatueta de Melhor Diretor???

Toda esta comoção e revolta acabam soando como uma grande arrogância dos que estão por trás de Aquarius. E um grande e lamentável desmerecimento de Pequeno Segredo, bem como de qualquer um dos outros concorrentes. E se Chatô - O Rei do Brasil tivesse sido o escolhido? E se fosse Mais Forte Que o Mundo - A História de José Aldo? Ou Nise - O Coração da Loucura? Ou Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil ou Começo da Vida ou qualquer um dos outros dez que também estavam no páreo?

E se não tivesse rolado protesto algum em Cannes e a escolha da comissão tivesse sido exatamente a mesma?


Um comentário:

  1. Isso apenas mostra como os críticos de cinema também fazem parte da elite branca, golpista que não consegue ver um pobre melhorando na vida.
    Fiodor Karamazov

    ResponderExcluir