Pesquisar neste blog:

terça-feira, 5 de julho de 2016

Você está sendo vigiado...


Depois de quatro temporadas com pouco mais de 20 episódios cada e uma quinta temporada com 13, chegou ao fim Person of Interest ('Pessoa de Interesse' segundo o Wikipedia e o imdb, ou 'Sob Suspeita' como chegou a ser chamada no Warner Channel Brasil).

Por algum motivo desconhecido, esta série não agradou multidões, mas conquistou uma base de fãs fiel - e não a decepcionou. Com nomes por trás como J.J. Abrams e Jonathan Nolan e um elenco sólido com Jim Caviezel, Michael Emerson, Taraji P. Henson e Kevin Chapman, a interessante premissa - do combate ao crime antes da sua ocorrência - foi aos poucos saindo do formato 'procedural' de "crime da semana", para um formato 'serializado' com uma história de fundo sendo (bem) desenvolvida.


Mesmo lidando com alguns temas sérios e por momentos carregados de cinismo (especialmente a partir da terceira temporada) os roteiristas não abriram mão de injetar leveza, nem deixaram o peculiar humor de lado, criando tanto momentos tensos, bem pé no chão, quanto momentos descontraídos, quase escapistas. As inúmeras reviravoltas, dentro dos próprios episódios ou a longo prazo nas temporadas, nem sempre funcionaram como deviam, mas nunca cansaram. Person of Interest pode não ter tido a carga dramática ou o impacto visual das super-produções televisivas de sua geração, mas sem dúvida foi a jornada mais divertida fora do gênero comédia.

E se foi uma boa jornada, o desfecho foi à altura. Do segundo episódio, que marcou ao permitir os atores explorarem seus lados cômicos com uma inversão de papéis, até os minutos finais do 'finale', a última temporada foi satisfatória, adequada e genuinamente emocionante. Tudo isto sob uma cativante trilha sonora, de Ramin Djawadi - o mesmo de Game of Thrones. E enquanto nas temporadas anteriores por vezes o papel do contido Harold Finch parecia insinuar que havia mais potencial de Michael Emerson ali, fora da sombra de Benjamin Linus de Lost, os episódios derradeiros provaram porque este é um ator muito sub-apreciado.

Lá em 2011, começar a assistir Person of Interest era uma opção para uma vida pós-Lost. Agora, a série assume o papel de partir para deixar saudades e abrir a busca para enganar um vazio a ser preenchido.


Person of Interest, 2011 - 2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário