Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 17 de março de 2016

O talentoso aloprado


Minha admiração por Jerry Lewis vem de longa data. Minha mãe sempre foi fã de carteirinha e reunir a família nas tardes de sábado em frente à TV para assistir ao saudoso 'Festival Jerry Lewis' era programa obrigatório. E prazeroso.

Com o passar do tempo, seria bem provável que os encantos daquelas comédias de fácil consumo (universais e diretas, não sem talento) se dissipassem, pois poucas coisas sobrevivem à ruptura com a infância na adolescência. Porém, como uma lembrança fortemente enraizada ou um ente muito querido, os filmes de Jerry Lewis não só continuaram de meu agrado, como também vi despertar o interesse de conhecer mais sobre o artista.


Foi lendo sua autobiografia, "Dean and Me: A Love Story", que aprendi a gostar de Dean Martin (que, como dizia minha mãe, era "um chato" - por isso havia uma pequena comemoração quando o filme daquele sábado era da fase sem o Martin) e também passei a entender a importância da presença dele na vida pessoal e na formação artística de Jerry.

Confesso que "depois de velho" revisitei muito pouco sua obra, o que não foi impeditivo para aumentar minha estima por seu trabalho. O livro "The Total Film-maker", compilado em 1971 a partir de aulas de cinema dadas por ele na University of Southern California, além de trazer uma visão exclusiva, didática e completa de todo o processo de criação, produção e distribuição de um filme, transparece também o conhecimento, a experiência e a genialidade embutidos na 'loucura' do habilidoso ator-diretor-cantor-compositor-dançarino-roteirista-produtor. Uma verdadeira joia para qualquer um interessado em cinema.

E suas últimas páginas trazem a cereja no topo do bolo. Depois de desenvolver vários temas mencionando seus ídolos (sobretudo Chaplin), suas referências do passado e externando casos e exemplos de seus contemporâneos, Jerry Lewis resolve ponderar sobre o futuro, as promessas da indústria cinematográfica americana. Então ele menciona apenas um nome, o nome. "Recently I saw a film made by a twenty-one-year-old, Steven Spielberg. It was twenty-four minutes of film called 'Amblin', produced for around $17,000. It rocked me back. He displayed an amazing knowledge of film-making as well as creative talent." Reconhecer o talento do Spielberg hoje é muito fácil. Reconhecer em 1970, antes mesmo de Encurralado, é para os diferenciados.

Ontem Jerry Lewis fez 90 anos. A vontade é aplaudi-lo de pé, por 90 minutos.

Um comentário:

  1. Naturalmente, eu deveria ter feito esta postagem ontem, mas não deu.
    Tive que ir pra rua.

    ResponderExcluir