Pesquisar neste blog:

sábado, 23 de novembro de 2013

Os cinco dos cinco - TV


Continuando a "celebração" dos cinco anos de blog, e levando em conta meu alto consumo de conteúdo de TV neste período, criei uma lista com os cinco melhores episódios que foram ao ar desde novembro de 2008.

Mesmo sem ter assistido a algumas séries que causaram (ou causam) bastante alvoroço como Breaking Bad, Boardwalk Empire, Homeland ou The Walking Dead, eu embarquei nesta. E considerei apenas séries de drama/ficção, ficando de fora as de comédia e as minisséries.

Detalhe importante: obviamente, Lost não entrou no páreo, por concorrência desleal.

Em ordem alfabética, por título da série:

"Pilot" (Awake - S01E01)

"The Rains of Castamere" (Game of Thrones - S03E09)

"Many Happy Returns" (Person of Interest - S01E21)

"The Great Game" (Sherlock - S01E03)

"Pilot" (Touch - S01E01)


Menção honrosa: "Camille" (Les Revenants - S01E01)
(ficou de fora porque é a única das séries avaliadas que ainda não vi todos episódios já exibidos)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Os cinco dos cinco


Para celebrar os cinco anos de blog, optei pelo simples... Uma lista dos cinco melhores filmes lançados desde novembro de 2008.

Curiosamente, acabou sendo um por ano.

Em ordem de lançamento:

O Segredo dos Seus Olhos (2009)

A Origem (2010)

A Invenção de Hugo Cabret (2011)

As Aventuras de Pi (2012)

Gravidade (2013)


Foram cogitados, mas acabaram ficando de fora: Toy Story 3 (2010), As Aventuras de Tintim (2011), A Separação (2011), Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), Argo (2012), Rush: No Limite da Emoção (2013).

domingo, 17 de novembro de 2013

O amigo das crianças


Vale o registro.

Acordei num domingo de manhã de 1995 com meu irmão (então com 9 anos) pulando na cama do lado e cantando "Tonari no Totoro" enlouquecidamente. Minha culpa. Na noite anterior eu havia fortemente recomendado que assistisse ao VHS de um tal Meu Amigo Totoro antes que eu tivesse que devolver para a locadora na segunda-feira.

Não sei explicar, mas há algo extremamente encantador e cativante neste filme do mestre Hayao Miyazaki. E mesmo que não seja seu longa mais aclamado, para mim é imbatível.


Então, não deveria ter ficado surpreso hoje, mas fiquei.

Em seus quase 2,5 anos de vida, meu filho nunca havia assistido a um longa de animação inteiro, sem nenhuma interrupção. Sempre achei que isso fosse acontecer com um Pixar, ou um Disney. Até um DreamWorks Animation ou um Aardman passaram pelo cenário da minha cabeça...

Na tarde chuvosa de hoje, depois de ter desistido de Universidade Monstros após 20 minutos, ele foi apresentado, sem muita esperança ou expectativa, a Meu Amigo Totoro. E lá ficou vidrado por uma hora e meia, sem olhar para o lado ou levantar uma vez sequer do sofá.

Mais uma vez, inexplicavelmente, a magia do Miyazaki funcionou. Ainda não entendo porque ele decidiu se aposentar...

domingo, 3 de novembro de 2013

A ilusão


Foi minha esposa quem me alertou para a feliz escolha de Marisa Monte de abrir ontem seu ótimo show em BH com uma música antiga, Blanco. Versos como "Me vejo no que vejo" e "É minha criação/ Isto que vejo" não poderiam estar mais em sintonia com o sugestivo título da turnê, "Verdade, Uma Ilusão".


E ainda sintetizam perfeitamente o que eu sentia quando escrevi sobre As Aventuras de Pi.