Pesquisar neste blog:

domingo, 28 de outubro de 2012

Em tempo pro Halloween


Talvez intimidado por suas 1073 páginas, enrolei pra começar a ler Under The Dome (Sob a Redoma, como foi chamado na edição nacional), do Stephen King. Mas foi tão difícil largá-lo quanto foi pegá-lo. Quis o irônico destino que eu terminasse de lê-lo no mesmo dia em que a história se encerra: às vésperas do Halloween.


Não sou fã de terror, julgo existir pouquíssimos filmes realmente bons do gênero, e acredito que os melhores trabalhos (julgando pelas adaptações cinematográficas) do Sr. King são quando justamente ele foge do estilo que o fez famoso. Porém, quando a Dreamworks Television adquiriu os direitos para fazer uma série e escalou um dos roteiristas de Lost para comandar a adaptação, resolvi dar mais uma chance ao mestre do terror.

Acabou que a narrativa, apesar do clima pré-Halloween, não é um terror tradicional, com espíritos do além, monstros ou psicopatas mascarados, mas sim um ensaio sobre várias faces da crueldade humana. Sobretudo da crueldade do homem para com sua própria espécie e para com a natureza.

Realmente o livro tem todos os elementos necessários para virar uma boa série: mistério, suspense, ação, múltiplas sub-histórias e vários personagens interessantes que podem ser agregados, como também podem ser (e certamente serão) excluídos, ao longo das temporadas. Entretanto, apesar de ter espaço para extrapolar o texto original, a série só seria perfeita se já nascesse com uma quantidade definida de temporadas, o que é praticamente impossível na realidade da TV americana. E certamente será necessário dosar bem e filtrar um pouco da perversidade e da violência gráfica contidas no livro, transformando o material em um formato mais amigável e compatível com o horário nobre da televisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário