Pesquisar neste blog:

sábado, 20 de agosto de 2011

Spoilers malditos


Dois posts atrás eu coloquei as imagens de algumas estampas de camisas que eu gostaria de ter. No site fonte existiam outras artes interessantes, mas uma era particularmente impublicável. Ela não possuia imagens grotescas nem palavrões, mas trazia a maior de todas ofensas que podem ser cometidas contra quem gosta de cinema: spoilers.
 
Em um design até legal, a camisa entregava as surpresas de filmes como Planeta dos Macacos, Os Suspeitos, O Sexto Sentido, Clube da Luta, Psicose, A Vila e Uma Mente Brilhante, com frases do estilo "quem matou foi mordomo". De todas as vítimas da camisa, o único que vi já sabendo o (chocante) final foi Soylent Green - No mundo de 2020. E isto fez com que apenas uma vaga lembrança do filme ficasse na minha mente, quando pra muita gente que o assistiu sem interferências em 1973, foi um dos mais marcantes.

Sou um defensor de que as histórias devem ser saboreadas pela primeira vez com o mínimo de influência externa possível. Concordo plenamente que a grande maioria das produções valem mais pela jornada que pelo destino, mas estas citadas acima, entre algumas outras, são capazes de nos presentear com, no mínimo, duas experiências únicas: a da primeira vez, e ser "enganado" ou surpreendido, e a das subsequentes, e comprovar que dicas e detalhes haviam passados despercebidos.


Recentemente, uma dupla de psicólogos elaborou um "estudo" dizendo que os spoilers são benéficos e não atrapalham o gosto pela história (o que é curioso, porque 'spoil' significa 'estragar'). Como uma divagação sobre 'quão ruim seria ver O Sexto Sentido sabendo o final de antemão' poderia ser desprezada por estes caras, vou colocar a discussão de uma forma mais abrangente... Como vocês se sentiriam nas seguintes situações: Começar a acompanhar uma Copa do Mundo já sabendo o campeão? Estudar para um concurso público já sabendo quem são os aprovados? Começar o ano já sabendo todos os presentes que iriam ganhar, de quem e quando? Sair para eventos já sabendo todas as pessoas que iriam encontrar? Iniciar uma viagem de férias já conhecendo todos os detalhes dos lugares a serem visitados?

Uma vida sem surpresas não tem a menor graça. Isso é indiscutível. Então não vão ser dois engomadinhos da Universidade da Califórnia que vão me convencer que uma camisa entregando os finais dos filmes é bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário