Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Maquiagem Digital


Existem vários marcos na história dos efeitos visuais no cinema, e um deles ocorreu na primeira metade da década de 90. Pouco depois de James Cameron criar o exterminador de metal líquido e Spielberg ressuscitar dinossauros, foi Robert Zemeckis quem realmente deu uma reviravolta no emprego dos efeitos.

Por mais perfeito que fosse o visual de Exterminador do Futuro 2 e Parque dos Dinossauros, a divisão entre o que era real e o que era truque estava bem clara, simplesmente por se tratarem seres irreais. Mas com Forrest Gump, o uso das trucagens por computador ganhou nova dimensão ao migrar para gêneros diferentes de ficção científica/aventura e ao ser inserido com sutileza em situações comuns. A pena esvoaçante, o ataque de napalm, os jogos de pingue-pongue, a multidão no discurso em Washington, as pernas amputadas do Ten. Dan, só para citar alguns... Eram cenas reais, maquiagem ou efeitos digitais?

Depois de 1994 ficou difícil de acreditar em o que se vê no cinema.

Este ano, por exemplo, sai a continuação de outro clássico dos efeitos especiais: Tron. O trailer mais recente de Tron - O Legado prova que a sequência está fazendo história também, ao mostrar Jeff Bridges voltando a interpretar o mesmo personagem que encarnou há quase 30 anos, com aparentemente quase a mesma idade de então.

E a roupagem (ou des-roupagem, no caso hehehe) mais chocante deste ano vai fazer com que todos aqueles marmanjos que ainda acreditam nas Playboys caiam em depressão. Há uma bastante comentada cena em Machete (que estréia por aqui depois de amanhã) em que Jessica Alba aparece nua. Pois, pouco depois do lançamento do filme nos E.U.A. em Setembro, a verdade veio à tona: a atriz Californiana filmou toda a sequência com roupas íntimas, que foram removidas digitalmente depois. Basta clicar aqui para ver uma das várias reportagens que mostram as fotos entre o que foi filmado e o que foi visto em tela.

É. A máxima "Uma imagem vale mais que mil palavras" virou ...erh... mínima.


Atualização: a cena (ou parte dela) está disponível no YouTube. Acaba que é só um teste de masculinidade: Você inclinou a cabeça no começo? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário