Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma Idéia


"Uma simples idéia da mente humana pode construir cidades. Uma idéia pode transformar o mundo e reescrever todas as regras."


Uma idéia foi algo que Christopher Nolan teve, logo após realizar Insônia em 2002, e que acreditou que conseguiria transformar em roteiro em poucos meses. Pois os poucos meses se transformaram em quase oito anos e, no meio tempo, o diretor foi fazendo coisas básicas em paralelo, como redefinir o gênero de adaptações de histórias em quadrinho em Hollywood, com Batman Begins, criar o filme mais interessante de 2006, com O Grande Truque, e conquistar a (então) segunda maior bilheteria da história dos Estados Unidos, com O Cavaleiro das Trevas.

E deste longo processo de maturação originou-se A Origem, uma mistura perfeita de ação, inteligência, efeitos especiais, drama e filosofia, com um elenco afiado, que inclui 5 indicados e 2 vencedores do Oscar. E Christopher Nolan conseguiu desenvolver sua idéia simples de uma maneira complexa, mas não confusa, em uma trama cativante, recheada de cenas que vão entrar para os anais definitivos da sétima arte. É aquele tipo de filme que não abandona a mente da platéia após o fim dos créditos e se torna assunto obrigatório em discussões entre amigos.

A Origem precisa ser visto (no cinema!) e revisto. E precisa ser revisto não (somente) para confirmar teorias tecidas ao longo da projeção (como acontece com grande parte dos filmes que precisam ser revistos), mas para se apreciar cada detalhe de uma grande idéia elaborada com maestria e executada com primor e excelência.

Um comentário:

  1. Realmente filme é carregado de filosofia e de diálogos que nos levam a um alto questionamento sobre as coisas em que acreditamos.
    A questão da idéia implantada achei fantástica pois cabe ao momento em que vivemos onde as pessoas não pensam sobre as suas atitudes, sobre o porque das coisas.

    Grande filme esse...

    ResponderExcluir