Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Amor à segunda vista


Alguns filmes são arrebatadores. É amor à primeira vista. Tem aqueles que causam repulsa, frustração ou sono profundo. É ódio à primeira (e, provavelmente, última) vista. Existem os que são simplesmente esquecíveis, sem méritos ou deméritos.

Curiosamente, minhas duas últimas idas ao cinema foram justamente em obras que não se encaixam em nenhuma dessas categorias. Ilha do Medo e Livro de Eli são daqueles que, tendo suas qualidades (sejam narrativas, técnicas, de interpretação ou de enredo) ao longo de toda a projeção, o que de fato dá destaque ao filme é alguma nova informação, inesperada ou não, revelada geralmente no último ato. Isto nos obriga a analisar todo o filme sob uma nova perspectiva e, invariavelmente, nos obriga a revê-lo para comprovar a plausibilidade do elemento surpresa.


Já me perguntaram minha opinião sobre estes dois filmes. Respondi que não sabia se tinha apenas gostado ou se tinha gostado muito, pois teria que tirar a prova numa segunda sessão. Mas só o fato de irmos para casa refletindo sobre o que vimos, querendo debater com quem viu e, principalmente, desejando assistir mais uma vez, já é uma grande proeza hoje em dia.

Mesmo que errem, que continuem tentando e produzindo filmes assim. Afinal, mais vale uma pequena decepção à segunda vista do que um ódio à primeira.

3 comentários:

  1. Não vi a Ilha do Medo, mas concordo que o Livro de Eli precisa ser revisto de forma a confirmar o elemento surpresa. Em Sexto Sentido, é possível comprovar a surpresa sem muito esforço, o que, na minha opinião, não acontece com o Livro de Eli. Muitas concessões têm que ser feitas, acho eu...

    ResponderExcluir
  2. Certamente, Liu! Sexto Sentido entra, junto com Os Suspeitos, O Grande Truque, As Duas Faces de Um Crime, Psicose, só para lembrar alguns, para a categoria Amor à 1a. Vista! O Livro de Eli, se entrar, é que é à 2a. vista.

    :)

    E Ilha do Medo é um tanto diferente do Eli. Nele você já sabe que tem algo "surpresa" e fica tentando adivinhar o que é. O resultado pode não ser tão satisfatório, mas é como eu comentei aí: vale a tentativa.

    ResponderExcluir