Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Requeijão não é catupiry!


Uma vez vi um artigo do Spielberg em que ele dizia que trailers existem para nos enganar, no bom sentido, e que devem aguçar a vontade ver o filme e ao mesmo tempo esconder aspectos da trama que não deveriam ser revelados naquele momento. Pois tem muito trailer aí que engana no mau sentido. Tanto pra gente, que acaba vendo um filme ruim, quanto para os produtores, que acabam perdendo bilheteria de um filme bom por causa de um trailer ruim.

Tenho a mania de mandar trailers pros amigos (sou viciado nesse trem - perdoem o mineirês) e, depois de ver o da nova versão de Fúria de Titãs, um deles me sugeriu este post: um apanhado sobre trailers bons para filmes ruins e vice-versa.

Como é muito fácil pegar os melhores momentos de um filme e condensá-los em minutos (a maioria das comédias hoje em dia faz isso), creio que o mais incomum é termos uma prévia desmotivante, que não faz jus a um bom filme. Mesmo assim, dois dos melhores filmes que já vi em toda a minha vida eu acabei sendo arrastado para o cinema porque tinha achado seus trailers uma porcaria. Um Sonho de Liberdade e Os Suspeitos. O ritmo e a informação que necessitávamos de antemão simplesmente não estavam lá. Outro exemplo, Desejo e Reparação. O trailer do ótimo Filhos da Esperança, também sofre com o ritmo, mas peca num outro sentido: informação demais, "entrega" muita coisa. Por isto nem me dignei a colocar o link.

Na outra ponta, temos os mais comuns: trailers que nos fazem ir ao cinema pra ter uma grande decepção. Comédias, como já comentado, e suspenses lideram disparado. Particularmente vale citar aqui O Enigma do Horizonte, ótimo trailer e um dos piores filmes da história, Godzilla (que não achei os teasers bacanas em boa qualidade para colocar o link) e seu primo mais novo, Cloverfield. Este último era simplesmente de arrepiar e altamente misterioso: nem o nome do filme aparecia. Foi só alguns meses depois que JJ Abrahms divulgou sobre o enredo e o título oficial.


Mistério, a essência lá do conceito do Spielberg, é a chave para o bom trailer. É por isso que me empolguei com o do próximo do Christopher Nolah, Inception. Não dá pra entender nada da histórias mas... o que significa "Sua mente é a cena de um crime"?... o que é aquela luta??? Mas sei que este tipo não agrada a todos. Trailers convencionais, que explicam a premissa sem tirar o ar enigmático, também podem ser muito bons. Mas, mesmo tendo gostando muito do de A Ilha do Medo, por exemplo, evitei revê-lo ou ver novas versões pois acho que estes poderiam, sim, atrapalhar a experiência de ver o filme pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário