Pesquisar neste blog:

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Juiz de Direito esquarteja Superman mais que o Apocalipse!


Em uma batalha judicial que já vem se arrastando há anos, esta semana a corte americana deu mais direitos autorais para os familiares e herdeiros legais de Jerry Siegel, co-criador do Superman.

Os Siegels, que já tinham desde 2008 (retroativo a 1999) os direitos sobre o uniforme do herói, seu alter-ego como o repórter Clark Kent, Lois Lane, o Planeta Diário e Perry White, além do triângulo amoroso Clark/Superman e Lois, ganharam também os direitos sobre as origens do Superman no planeta Krypton, seus pais Jor-El e Lora, a infância dele como Kal-El e o envio da nave de Krypton e consequente queda na Terra.

Já a DC Comics detém os direitos sobre coisas como a habilidade do Superman de voar, o termo kryptonita, os personagens Lex Luthor e Jimmy Olsen, os poderes do herói e a expansão da suas origens.

No fim das contas, trata-se apenas de "pra quem vai mais dinheiro" quando são realizadas produções, HQs e outros projetos envolvendo o Homem de Aço e, sobretudo, pra quem deveria ter ido tal dinheiro desde 1999.

Mas, e se desse a louca nos Siegels e na DC e ninguém abrisse mão de sua parte no processo criativo? Como seria um filme do Superman feito pela DC Comics/Warner? "Olha, não tem Lois Lane nem Planeta Diário, ninguém pode falar sobre a origem dele, mas Lex Luthor continua sendo o vilão e Jimmy Olsen continua sendo seu amigão." Por outro lado, um filme dos Siegels seria igualmente estranho: "Veja bem, ele tem este uniforme vermelho e azul, mas ele não voa. Ah, ele também não tem super-poderes. Menos mal, porque também não iríamos poder usar a kryptonita..."

Bizarro. Vai entender esses Juízes e essa lógica do Direito da vida! (Ops, acho que eu deveria ter pesquisado antes sobre quem detém os direitos sobre o Bizarro...)

2 comentários: