Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vá ao teatro


Semana passada terminou o X Festival Internacional de Teatro de Bonecos de BH e, em uma das duas peças que fui, posso dizer que tive uma experiência mágica, até.

Die Königin der Farben é o nome da peça da companhia alemã Eufreliches Theaterfurt, que traduz-se extraoficialmente em "A Rainha das Cores". Com conteúdo e linguajar assumidamente direcionados ao público infantil (o que em nenhum momento compromente a diversão dos marmanjos da platéia) a montagem segue uma rainha num mundo em preto-e-branco que, com seus mandos e desmandos, acaba trazendo cores para sua vida.

O que é mais interessante é o formato escolhido pela trupe alemã. De um lado do palco fica o "Músico da Corte" executando a trilha sonora ao vivo em acordeão e do lado direito fica a "Pintora da Corte". Esta possui uma mesa que é filmada e projetada no telão em formato de meia-lua no centro do palco. Atrás do telão alguém que não vemos manipula a Rainha, um boneco aramado que, assim, pode passear livremente pela tela.


Estes três elementos vão se interagindo: a simpática rainha dando ordens aos dois; o músico tocando a trilha mais adequada para inspirar a pintora que, por sua vez, vai criando os cenários e manipulando os elementos que, em tela, contracenam de forma sincronizada com a rainha. O resultado, impossível de traduzir em palavras, é como se fosse uma mistura de teatro com cinema e desenho animado ao vivo.

Se algum dia, em algum lugar do mundo (quem sabe na próxima edição do FIT de Bonecos?) se depararem com o Eufreliches Theaterfurt apresentando o Die Königin der Farben, não percam a oportunidade de assistir. (Agora corre aí pra anotar direitinho estes nomes em alemão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário