Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Tintim e Caça-Fantasmas

Agora sobre as duas produções que só devem estrear (caso sejam de fato realizadas*) de 2010 pra frente, mas que já estão me empolgando desde já. Aliás, desde antes de já, mas que agora com novas notícias, e desfibrilador, me reanimaram.

Em 2003 começaram a surgir boatos sobre um novo projeto do Spielberg: a adaptação dos quadrinhos para o cinema do personagem criado pelo cartunista belga Hergé, Tintin (Tintim, como foi adaptado na tradução nacional). Tintim é um repórter que viaja pelo mundo, acompanhado de seu fiel cão, vivendo aventuras em divertidas histórias. Tá, pode parecer o cara que faz o anúncio dos filmes na Globo, “eles vão aprontar todas e se meter em altas confusões”, mas é impossível descrever a magia dos enredos e a beleza dos cenários traçados com maestria por Hergé na coleção de livros que teve lugar cativo na minha infância. E nem preciso falar que Steven Spielberg é o melhor cineasta de todos os tempos.


Acontece que, depois de não se falar mais nisso por muito tempo, veio o anúncio oficial da DreamWorks em 2007. O projeto não só ia acontecer, como seria feito em animação por captura de movimentos (à la Bewoulf e A Casa Monstro). E não seria apenas um filme, mas sim três, dirigidos pelo Spielberg e Peter Jackson. Uau. Porém, na fase de roteiro pouco se ouviu falar do filme novamente e, de repente, veio uma tal crise financeira mundial junto com o rompimento da DreamWorks com a Paramount e, mais uma vez, parecia que tudo ia por água abaixo.

Chegamos no ponto que deveria ser o inicial, mas era necessário apresentar o histórico antes: semana passada duas ótimas notícias surgiram. Kathleen Kennedy, produtora associada do Spielberg de longa data, confirmou que está tudo certo com o projeto, conforme originalmente planejado, e que as filmagens começam em Fevereiro de 2009! (De quebra confirmou que o terceiro filme da trilogia será co-dirigido por Spielberg e Jackson, e que depois do primeiro Tintim Spielberg vai para as filmagens de seu antigo projeto sobre Abraham Licoln, ainda com Liam Neeson no papel título – cheiro de Oscar no ar). A segunda notícia foi sobre o lançamento de duas HQs inéditas no Brasil do Tintim. Justamente a primeira, Tintim No País dos Sovietes, e a última, incompleta devido ao falecimento de Hergé, Tintim e Alfa-Arte. Obviamente, as únicas duas que não tenho na coleção, hehe. Para saber mais sobre estes lançamentos históricos: http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/12/08/ult4326u1190.jhtm


A outra produção em pauta neste post também esteve cercada de muitos rumores, sobre mudanças de personagens (tipo nova geração), e por este motivo não despertava meu interesse. Trata-se de outro conjunto de filmes, desenho e jogos que carimbaram minha infância: Os Caça-Fantasmas.

Por muito tempo Dan Aykroid e Harold Ramis tentaram ressuscitar a franquia e nem a recente divulgação de que os roteiristas da série The Office (que nunca vi, mas é bastante prestigiada) tinham sido contratados para dar vida às suas idéias me animou. Mas aí surgiu uma esperançosa entrevista com Bill Murray dizendo ter deixado pra trás as mágoas geradas nos bastidores de Caça-Fantasmas 2 e que cogitaria fazer um terceiro, dependendo do roteiro. Paralelamente, Sigourney Weaver dava entrevista que dentro de alguns dias iria “conversar com o Bill sobre o assunto”.

Não bastasse isto, surgiu um espetacular trailer de Ghostbusters – The Video Game que não só me fez ter vontade de sentar horas na frente de um jogo de novo, como também me fez torcer para que um terceiro filme saia de fato!

Confira: http://www.youtube.com/watch?v=bFD8rh2YDyA

Porquê ele empolga? Está tudo lá, sem tirar nem por: a emblemática música tema, as feições (e vozes!) do elenco original (provando que Bill Murray está embalando de novo), o Ecto-1 com sua típica sirene, o Geléia, o monstro de marshmallow Stay-Puft, o logotipo inesquecível, humor, Nova Iorque em apuros, as armas de próton e, claro, fantasmas. Uma sensação legal de ‘os bons e velhos tempos voltaram’.

Agora é ficar de olho nas possíveis boas novas de Tintim e Caça-Fantasmas 3.

*A parte ruim: “caso de fato sejam realizadas” porque Caça-Fantasmas 3 está ainda em fase de roteirização e não há ninguém de produção ou elenco assinado de fato com a Columbia Pictures. Também porque há uma iminente greve de atores a ser votada em Janeiro que pode impedir o início das filmagens de Tintim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário